Mel Com Cicuta 

Without the aid of prejudice and custom I should not be able to find my way across the room.

 

William Hazlitt  
      

   

« Home | Receita para afastar os fantasmas do costume. » | Na minha jukebox mental há uma semana » | Não sei se é mel ou cicuta. Só que é verdade. » | Mel com Cicuta aconselha » | Agradecimentos e Boa vizinhança » | O comentário Subsequente » | Fundo de investimento mobiliário: Perfil do invest... » | Paredes Meias » | Início da época balnear » | A quem possa interessar »

Horário nobre confessional ou Momento-telenovela-Tvi-do-dia

Será laura que aquele amor que vives alguma vez te deu um momento assim?
Será que alguma vez alguma de nós o irá sentir?
Mas será tambem que a dita senhora alguma vez sentiu esse amor?
Sera que não nos apercebemos das coisas só depois de as perdermos?

Em resposta à minha amiga Mariana:

(i) Não se chama amor àquilo que eu vou vivendo. Chama-se Efeito Emocional Adverso (EEA), ou seja, a sobrevivência às repercussões externas das modificações resultantes da alteração de estado de alma causadas por ELE, que tenham efeitos negativos significativos na composição, resistência ou produtividade dos meus momentos de felicidade e/ou no funcionamento dos sistemas psico-sociais onde me movimento e/ou ainda sobre a minha saúde e o meu bem-estar. E sim, o EEA já me deu momentos em que genuinamente achei que ia sufocar de tanta felicidade, como se ela não coubesse neste espaço pequeno e empoeirado que são as minhas catacumbas sentimentais.
(ii) Não podemos ter sentido o mesmo que aquele homem enquanto não partilharmos uma vida com o outro. Não me refiro a momentos, mas a todos os momentos. E mesmo assim, pode nunca ser esse o efeito que a partilha venha a ter em nós.
(iii) Não sei se esta mulher sentiu o mesmo que ele, como muitos de nós nunca saberemos se fomos verdadeiramente retribuídos na real e absoluta dimensão dos nosso sentimentos. Mas, de facto, a ideia de que um homem que passou a vida ao lado dela a recorda desta maneira, é, no mínimo, uma boa razão para não nos contentarmos com a mediocridade nas relações. O amor não é, nem pode ser, um monovolume ou um utilitário citadino de baixo consumo. A amor só vale a pena se atingir as velocidades e elegância de um desportivo de grande porte com linhas arrojadas e que consuma muitos e muitos litros a cada 100 km (mesmo que de sangue suor e lágrimas)...
(iv) Não, eu, pelo menos, tenho noção de que me apercebi das coisas muito antes de as sequer ter tido, e talvez por isso elas não tenham realmente chegado a ser minhas. A verdade e a imagem crua do outro, sem artifícios, pode ser, no amor, mais castradora do que a traição ou défice de sentimentos quando bem disfarçados.