Mel Com Cicuta 

Without the aid of prejudice and custom I should not be able to find my way across the room.

 

William Hazlitt  
      

   

« Home | Plural majestático » | Jogada para Mundial » | Sem condição nem termo » | Esta companhia aérea informa que devido às más con... » | Boas Desculpas » | Numa conversa de Domingo perguntavam-me como lido ... » | Raios partam as avenidas ventosas e os vestidos co... » | Relações - uma perspectiva juscivilista » | Cartas de Paris - Epílogo » | Cartas de Paris III »

(Maus) caminhos (meus) caminhos

Se tivesse de identificar o meu pior defeito não hesitava: Impaciência.
Sou apologista da adopção dos caminhos mais eficientes para a prosecussão dos fins. Não gosto de meios de transporte, não aperecio deslocações (não confundir com viagens). Não suporto artifícios e manobras de diversão. Não gosto de esperar, não gosto da indecisão, do eventual, não gosto de não ter um plano, lido mal com o imprevisto. Aprecio as coisas se e na medida em que correspondam estritamente ao planeado, ao que delas esperava. Sem surpresas. Não gosto de viajar sem um meticuloso plano das visitas a fazer e cada vez que, em viagem ou na vida, me vejo obrigada a mudar de planos não o faço sem desagrado. Tenho sempre um plano B.
Dirão que parte disto não é ser impaciente, é ser cautelosa, ou (no pior dos casos) calculista. Concordo, mas não apenas. De facto, a dificuldade que tenho em lidar com o imprevisto resulta, em grande medida, da minha impaciência. Os planos B são planos B precisamente porque não são tão bons como o plano A. E são eventuelmente mais falíveis. E a ideia de poder falhar impaciente-me, consome-me. Não gosto de ter de levar um mês para resolver um assunto que seria facilmente resolvido em uma semana. Quando os assuntos começam, mote próprio, a assumir uma dignidade temporal que eu não lhes atribuiria, perco a capacidade de me concentrar neles. Irrito-me.
Mas, embora não aprecie deslocações, gosto de percorrer caminhos. Mesmo que não saiba onde vão acabar. Mesmo que não saiba se vão correr bem ou mal. Só pelo prazer de caminhar. Mesmo que me impaciente a meio do percurso. Mesmo que desate a gritar com quem vem ao lado. Mesmo que ameace desistir e voltar para trás. Mesmo que, no mais das vezes, me afaste para percorrer parte do caminho sozinha.