Mel Com Cicuta 

Without the aid of prejudice and custom I should not be able to find my way across the room.

 

William Hazlitt  
      

   

« Home | Sangue do meu sangue » | Hoje acordei... » | Post que pelo menos um dos leitores perceberá » | Afectos » | Vida real em tempos de guerra » | Dizeres para Soares » | Ai a logística.... » | Retrato em Branco e Preto » | Slogan autárquico... o seu a seu dono » | Sorte ao Jogo... »

Música para os meus olhos

Ontem à noite, mais para combater a inércia do que por real admiração pelo trabalho da artista em causa, juntámos um agradável grupo de quatro pessoas para assistir, no Casino (do) Estoril, ao concerto da Mafalda Veiga. Ao que percebi último de uma série de concertos gratuitos organizados por aquela instituição(!)...
O concerto foi aquilo que se podia esperar dele, morno, às vezes morto, mas com momentos de rara beleza, mais pelas letras do que pela voz ou pela melodia, e sobretudo o retorno a outros tempos na simplicidade com que hoje olhamos ao longe os problemas complicados da adolescência.
Contudo, à parte da música, realmente marcante foi a verificação de que este tipo de acontecimentos é um enorme filão de material para estudo sociológico. A sério que gostava de ter o poder de transformar algumas daquelas pessoas em imans para frigoríco, para poder olhar para elas todos os dias de manhã, e ter um pós despertar um bocadinho mais animado.
Não só havia de tudo num infindável catálogo de humanidade absolutamente deprimente, como era essa mesma humanidade dotada de uma total ausência de noção do espaço e da circunstância.
Não pode haver espectáculos gratuitos sem qualquer outro critério para permissão de entradas... Momentos houve em que a voz da artista ela largamente sobreposta pelo burburinho das conversações sobre a bola, o supermercado, o liceu e o casamento da vizinha.
Espero, ao menos, que o Sr. Hoo tenha podido deduzir aquilo nos impostos...

“…A sério que gostava de ter o poder de transformar algumas daquelas pessoas em imans para frigoríco, para poder olhar para elas todos os dias de manhã, e ter um pós despertar um bocadinho mais animado”. Bergeret conceptualiza este significante como “objecto transitivo”. Numa linguagem Freudiana podemos afirmar que Projecção é quando o sujeito expulsa de si e localiza noutra pessoa ou objecto, qualidades, sentimentos e desejos que desconhece ou recusa nele.

“…Não só havia de tudo num infindável catálogo de humanidade absolutamente deprimente, como era essa mesma humanidade dotada de uma total ausência de noção do espaço e da circunstância.” Sociologicamente é exactamente assim: ou seja, aquilo que Ortega y Gasset define como o indivíduo nunca é só ele….é ele e a sua circunstância..
Enviar um comentário