Mel Com Cicuta 

Without the aid of prejudice and custom I should not be able to find my way across the room.

 

William Hazlitt  
      

   

« Home | Princípio do trato sucessivo » | Para colar na porta do frigorífico » | Classificados » | Caro diario » | Porque as mulheres percebem mais de futebol do que... » | Luísa » | Noite no Museu » | Coisas que melhoram algumas manhãs » | Porque as mulheres percebem mais de futebol do que... » | It takes one to know one »

O sono dos cépticos

Por natureza -- e definição-- o céptico não acredita no próximo. Nem no que o tenha precedido. Ou melhor, o céptico acredita que todos eles mentem, mentiram ou mentirão. A todo o momento. Almas menos avisadas nestas andanças dirão que a vida do céptico carece de sossego. Que, não se fiando sequer na sua sombra, nunca o céptico se deixará dormir no morno regaço da confiança e intimidade.
Não é verdade. O céptico tem uma vida mais descansada do que o crédulo, por variadas razões: primeiro, porque desconfiando de toda a gente, não se vê obrigado a empreender a árdua e pouco grata tarefa de distinguir aqueles em quem pode daqueles em quem não pode confiar e, em segundo lugar, porque, não esperando nada do seu semelhante, dificilmente verá defraudadas as suas expectativas, acolhendo com agradável surpresa qualquer manifestação de humanidade valorativamente mais acertada.
Dito isto, se conclui facilmente que o sono do céptico é mais profundo, mais descansado: Convencido da maldade (ou da falta de bondade) dos que o rodeiam entrega ao acaso e à aleatoriedade a tutela dos seus bens morais e materiais ao invés de passar a vida num afinal desiludido frenesi para encontrar inexpugnáveis guardiães das suas virtudes.

mas e tanto cepticismo n o tornará num triste? pq um gajo desconfiado de tudo e todos, ainda que n tenha espectativas defraudadas, gd frustração, n pode ser um gajo animado, feliz ou contente. os "crentes" podem se-lo, plo menos enqto a bonança dura...

PS: quis fazer um comentario ao post da Luisa... que tb gostei mt... que era o seguinte: gosto cd vez mais de te ler. aqui fica ele. Bjs
Isa, obrigada.

O cepticismo não o torna num triste, porque o verdadeiro céptico não deixa de viver só porque não acredita. Deixa é de ter expectativas megalómanas quanto à humanidade. E isso não é necessariamente mau.
"Deixa é de ter expectativas megalómanas quanto à humanidade." n é mau, antes plo contrário, só lhe faz é bem. mas tb n é assim tão bom... pq por muito que n se frustre com o excesso de expectativas (eu sei escrever expectativas, enganei-me ali em cima...) tb n fica contente com as boas surpresas, pq desconfiado, descrente, e tal, nc nada é bom, n se entusiasma mt c nada, pq espera sempre que logo dps venha alguma coisa menos boa.

mas isto sou eu a divagar, que n sei viver sem esperança.
Enviar um comentário