Mel Com Cicuta 

Without the aid of prejudice and custom I should not be able to find my way across the room.

 

William Hazlitt  
      

   

« Home | Frases que passaram a fazer todo o sentido depois ... » | Frases que passaram a fazer todo o sentido depois ... » | Frases que passaram a fazer todo o sentido depois ... » | Ele: - Andas a evitar-me?Ela: - Não! Ando só a faz... » | "Pior a amêndoa do que o cimento" » | José Castelo Branco apoia Soares » | Acabou-se o tempo doce das cerejas...Até da mula d... » | Na sequência do post anterior, este blog aguarda a... » | As Autárquicas são quando "o homem" quiser... » | Alegre não é candidato »

Humanidades

Vivemos anos a acreditar em verdades que só nós conhecemos, tendo-as por incontornáveis, ainda que não as querendo.
Assim foi comigo até perceber que a normalidade nos afectos não passa nunca por interpretá-los para conseguirmos vivê-los. Quando têm de ser moldados, aconchegados, espremidos ou esticados é porque não existem na medida em que deviam, e não podem nem devem ser vividos.
Viver afectos que não são criados para nós é como calçar sapatos um tamanho abaixo: podem ser lindos, dar pouco trabalho, causar inveja em quem passa, mas ao fim de algum tempo tornam-se tão incómodos que só nos queremos livrar deles em troca de um par de confortáveis pantufas emocionais.
Devia haver alfaiates de afectos, que os fizessem á medida...

Pensava que podia desenhar o destino como quando fazia compras na pequena loja da esquina. Assim era quando o conheceu. O desejo foi crescendo primeiro tornando-se cúmplice, para depois se revelar em ternura. E ela continuava a pensar que desenhava o destino dos dois nos sorrisos trocados no acordar da manhã. Nunca lhe passou pela cabeça que talvez não fosse mais do que uma simples tela onde ele riscava o esboço de uma história, que podia ser apagado em qualquer momento.
E esse momento aconteceu após um sorriso matinal. Sem rancores, ódios ou discussões. Ele partiu, mas deixou-lhe coisas dele, muito pessoais, entre as quais:
Ela passou a compreender que não se pode perder aquilo que nunca se possui. Também entendeu que é difícil atender o pedido de um homem, quando pede que lhe adivinhem os sonhos. É mais fácil depois descodificar o pesadelo diz ela agora.
Também ficou a saber que no jogo do des(afectos)não se ganha nem se perde. Outra coisa que entendeu, é que é impossível o equilíbrio numa relação onde um desenha destinos e o outro vai sorrindo em longos e repetitivos silêncios, pois o afecto é sempre a mão que se toca eliminando distâncias e e não o delinear percursos a milímetro.
Hoje, passados anos, continua a sua rotina de fazer compras na loja da esquina (até porque é a mais próxima), mas perdeu a mania de desenhar o destino..., pensa ela.
Enviar um comentário