Mel Com Cicuta 

Without the aid of prejudice and custom I should not be able to find my way across the room.

 

William Hazlitt  
      

   

« Home | Música para os meus olhos » | Sangue do meu sangue » | Hoje acordei... » | Post que pelo menos um dos leitores perceberá » | Afectos » | Vida real em tempos de guerra » | Dizeres para Soares » | Ai a logística.... » | Retrato em Branco e Preto » | Slogan autárquico... o seu a seu dono »

Histórias de amor (ou nem tanto) em tempo de guerra (fria)


Há poucos dias discutia com uma amiga a utilização pouco racional que os homens fazem das suas "armas nucleares" numa relação a dois.

O que a minha experiência (e obviamente o intercâmbio de conhecimentos efectuado com as mulheres que me rodeiam) me tem permitido perceber é que os homens atacam invariavelmente (e independentemente das características do alvo) com o mesmo tipo de abordagem.
Seja porque está em causa um enorme decote num vestido de costas nuas, ou porque encontraram a mulher que querem para mãe dos seus filhos, é notória a semelhança de percurso para atingir qualquer destes fins. Passa, essencialmente, por fazer a dita mulher sentir-se uma princesa no mundo de ambos, e, uma vez atingido um dos objectivos anteriores, reconduzi-la à dura realidade, fazendo notar que não passa de uma gata borralheira, com tendência a tranformar-se, quando muito, em abóbora...
Intriga-nos a todas esta necessidade de utilizar armas nucleares sem qualquer aviso prévio (em vez de, inteligentemente, como faria a Coreia do Norte, ir mostrando lentamente que as tem, até ter o inimigo rendido, ou apavorado), este transbordar desnecessário de charme (à galã de filme dos anos 50), e tudo isto, quando, inevitavelmente, a montanha vai parir um rato...
Não sejam tão líricos na abordagem, isso poupa ralações a ambas as partes. As mulheres, nos dias que correm, também já estão formatadas para viver bons momentos, sem que isso implique juras de amor eterno. Há mesmo, imagine-se, as que não acreditam em príncipes encantados...

“…essencialmente, por fazer a dita mulher sentir-se uma princesa no mundo de ambos, e, uma vez atingido um dos objectivos anteriores, reconduzi-la à dura realidade, fazendo notar que não passa de uma gata borralheira, com tendência a tranformar-se, quando muito, em abóbora...”
“…As mulheres, nos dias que correm, também já estão formatadas para viver bons momentos, sem que isso implique juras de amor eterno. Há mesmo, imagine-se, as que não acreditam em príncipes encantados...”

Um dos princípios que regem o funcionamento mental, é o princípio do prazer. A actividade psíquica no seu conjunto tem por objectivo evitar o desprazer e proporcionar o prazer. Daí na medida em que o desprazer está ligado ao aumento das quantidades de excitação e o prazer à sua redução, o princípio do prazer é um princípio ….económico.
Deveremos então contentar-nos com uma definição puramente económica, se o prazer e o desprazer são apenas a tradução qualitativa de modificações quantitativas?
Outro dado, que não deixa, aliás de estar relacionado com o anterior, diz respeito à relação entre prazer e constância. “Estando as mulheres formatadas…”, digamos que as pulsões, só procurariam satisfazer-se pelos caminhos mais curtos Fariam progressivamente a aprendizagem da realidade, que é a única que lhes permite atingir, através dos desvios e dos adiamentos necessários, a satisfação procurada. Neste contexto prazer seria igual a necessidade.
P.S. Só por mera informação. Com uma linha de fronteira muito ténue, existe outro “conceito” no nosso léxico ligado à misantropia. Anedonia.
A autora do blog que me perdoe mas tenho mesmo que fazer isto.

Caro Cubano:

Já há algum tempo que o senhor tem achado normal apropriar-se deste espaço pessoal para ir fazendo longos comentários que quando não são plágio dissecam os posts da autora do blog.

Devo dizer-lhe que esta sua postura é, no mínimo, inconveniente. Já não há paciência para os seus textos pseudo-intelectuolóides de análise psicológica barata.

Aliás, informo-o que os seus comments são chatos e desnecessários. Os textos da autora são bons o suficiente para não precisarem de mais N parágrafos a divagar sobre coisas que não lhe dizem, a si, respeito.

É como aquelas pessoas que ouvem uma anedota e que depois de se rirem se põem a explicar a piada. Não é preciso. Acredite.

Por isso, se gosta assim tanto de escrever, começe por investir mais no seu blog. Assim só o lê quem quer!

Cumprimentos.
Aplaudo de pé as tuas palavras insecto!
Enviar um comentário